quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A terra tremeu e a minha cama tambem!!!



Um sismo de 6.0 na escala de Richter foi sentido durante vários segundos ao início da madrugada em várias zonas do país.

Segundo o Sistema Geológico dos Estados Unidos (USGS), tratou-se de um terramoto com magnitude de 5.7, ocorrido às 01:37, 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo de S. Vicente, a 185 km de Faro e 265 de Lisboa, a 10 quilómetros de profundidade. O Instituto de Meteorologia aponta para um grau de 6.0.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido em todo o território do Continente, verificando-se que a intensidade máxima foi de V (escala de Mercalli modificada) na região de Lagos e Portimão.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou, até às 03:47, oito réplicas do sismo sentido à 01:37 em Portugal Continental, todas de magnitude inferior e que não provocaram danos, refere a Lusa.

Pedro Araújo, comandante de permanência às operações do Comando Nacional da Autoridade de Protecção Civil, adiantou que a magnitude das réplicas variou entre 1,3 e 2,3 na escala de Richter e foram sentidas em todo o território de Portugal Continental.

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, deslocou-se às instalações da Protecção Civil, em Lisboa, para se «inteirar de todo o processo», adiantou Pedro Araújo.

A mesma fonte precisou que a Protecção Civil tem estado a monitorizar toda a informação e que, ao nível municipal, deverão ocorrer avaliações locais, na sequência de alertas das populações, das câmaras ou dos serviços municipais de protecção civil.

Porém, Pedro Araújo realçou que «não há danos estruturais» registados até agora em Portugal.

O sismo teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos.

Na capital, o abalo foi sentido com intensidade, mas há registos em várias zonas do país, nomeadamente no Alentejo e Algarve, mas também no centro e norte do país.

Segundo relatos publicados no site da USGS, pessoas sentiram o sismo em locais tão dispares como Abrantes, Aveiro, Seia e Vila Nova de Gaia, ou Rabat e Tetouan (Marrocos) e Sevilha e Huelva (Espanha). Os comentários no tvi24.pt também relatam situações em todo o país.

Em Espanha, o Instituto Geográfico Nacional aponta para um sismo de 6.3, sentido na Andaluzia, mas também na Estremadura e Madrid.
Senti muito bem, apesar de estar a entar no sono. A cama abanou, o candeiro abanou, o meu caozinho chorava e o gato enfiou-se por baixo de um armario.
Ainda senti uma replica ao fim de 5 minutos :(
O hotel onde trabalho fica mais perto da praia da rocha e esta um bocadinho estragado.
Beijos do tamanho do MUNDO

Sem comentários:

Enviar um comentário